top of page
Buscar

Liberdade financeira

  • Rodrigo Leite
  • 30 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de mar. de 2023

Não posso começar a falar sobre este tema tão importante sem perguntar, o que é liberdade financeira para você?

Acredito que liberdade financeira é você ter poder de escolha, ou seja, é você ter a oportunidade de trabalhar com o que você gosta, com o que te faz feliz, sem preocupações financeiras. Ela é a ausência de necessidades, pois você está em paz com a sua vida pessoal e profissional.

Antes de chegarmos à nossa liberdade financeira, temos um caminho árduo a seguir. Em primeiro lugar, precisamos buscar nossa segurança financeira, ou seja, segundo os especialistas, devemos ter economizado entre 3 a 12 meses do equivalente ao nosso custo mensal, investidos em ativos com alta segurança como o tesouro direto e alta liquidez, que é a possibilidade de transformar um ativo financeiro em dinheiro no mesmo dia em que o investidor solicita o resgate.

Outro conhecimento importante é sabermos a diferença entre ativo e passivo. Robert Kiyosaki autor do livro Pai Rico, Pai Pobre, define ativo como sendo um bem que te gera renda e passivo é um bem onde você gasta dinheiro para manter.

Vamos usar o seu carro como exemplo. Ele é um ativo ou um passivo?

Depende…

Segundo Kiyosaki, para que seu carro seja um ativo, ele deve gerar renda para você. Uma possibilidade seria o uso do seu automóvel como Uber. Nesta situação ele seria um ativo, pois estaria sendo utilizado para gerar renda. Caso isso não esteja acontecendo, seu carro é um passivo, pois ele só te gera custos como o seguro, combustível, manutenção...

Se você possui um imóvel e o mesmo está alugado e te gera uma renda mensal (aluguel) ele é um ativo. No entanto, se o mesmo imóvel está desocupado e a responsabilidade financeira é sua para custear as contas mensais, ele é um passivo.

Os bens que usamos como exemplos são patrimônios, mas se não estiverem gerando receitas, não podem ser considerados ativos.

Disciplina é mais importante que a rentabilidade para alcançarmos a nossa liberdade financeira, porque o aporte periódico será o grande responsável, junto com o tempo de investimento pela exponencialidade do seu resultado financeiro

Patrimônio não paga conta, quem paga são os seus ativos gerando a famosa renda passiva…

Para alcançar esses resultados, devemos buscar uma diversificação de nossas rendas realizando aplicações em várias opções de acordo com o nosso perfil de investidor.

Se você não tem experiência deve procurar um assessor de investimentos e solicitar ajuda para definir qual é o seu perfil de investidor e quais as melhores opções de investimentos associadas ao seu perfil.

Quero deixar essas últimas dicas para que você consiga de forma mais assertiva, alcançar sua liberdade financeira:

Não faça dívidas ruins; Tenha uma reserva financeira; Faça aportes regulares; Gaste menos do que você ganha; Tenha paciência e acredite no poder dos juros compostos.


 
 
 

Comments


  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Angra dos Reis

Rio de Janeiro

©2022 by Rodrigo Leite. Produzido e criado Wix.com

Contate-nos

Obrigado(a)!

bottom of page